Cinco Estratégias Essenciais Para Prosperar Durante a Recessão
Por Silvestri Contabilidade em 30/04/2020
Esses são tempos sem precedentes, e a maioria das empresas está sob estresse econômico extremo causado pela pandemia da Covid-19 e suas inúmeras implicações. Muitos empresários e equipes de gerenciamento estão, compreensivelmente, com medo. O problema é que a adoção de uma mentalidade baseada no receio muitas vezes leva a uma recessão vinda de dentro da empresa. Isso ocorre porque aqueles que operam a partir de uma posição de medo provocam mais contração do que crescimento.
A natureza humana nos programou para isso: lutar ou fugir. Quando estamos prontos para fugir e assumimos essa postura defensiva, fazemos isso para mitigar possíveis perdas e permanecer no controle. A questão, no entanto, é que essas são exatamente as ações que levarão as empresas a perder ou mesmo fracassar devido à queda de receita e demissões de funcionários.
Algumas empresas, por outro lado, não apenas sobrevivem às recessões, mas na verdade crescem nos tempos mais aparentemente inoportunos. Mas como? Por quê?
A diferença está no fato de que alguns empresários e equipes de gerenciamento veem a crise como um momento de oportunidade. E, quando você pensa sobre isso, toda crise tem um lado positivo, ou pelo menos no caso dos negócios, uma oportunidade que surge diante das adversidades.
A chave é não agir de maneira reacionária. Embora a reação instintiva possa ser diminuir operações de negócios e cortar custos sempre que possível, a redução indiscriminada de suas operações terá um impacto contraproducente.
As empresas que crescem em meio à crise econômica apostam em seus esforços com o entendimento de que, nesta fase crítica, serão necessários mais tempo, esforço e recursos para crescer. Você pode ter que trabalhar dez vezes mais para conseguir mais clientes. Mas, se você estiver disposto a isso, terá crescimento de clientela, enquanto seus concorrentes estão perdendo os deles e perdendo a equipe.
1. Aumente seus esforços de marketing e publicidade
Líderes experientes sabem que marketing e publicidade eficientes impulsionam as vendas. Eles também sabem que durante uma recessão, a maioria das outras empresas, incluindo concorrentes, reduzirá seus gastos com marketing e publicidade. Oportunidade!
Este é o momento em que eles enfatizam campanhas de marketing e publicidade, para que saiam à frente de seus concorrentes que estão, ao mesmo tempo, cortando e levando seus negócios ao fracasso.
2. Corte os últimos 20% da sua base de clientes
Isso não se aplica às empresas de comércio eletrônico, mas todas as outras devem prestar atenção. Parece impensável. Cortar clientes em um momento como este? Sim. E é isso que os líderes inteligentes fazem para prosperar. Todos nós temos clientes que demoram a pagar, são difíceis ou exigem uma quantidade desproporcional de recursos em relação à receita que geram. Corte esses clientes agora, porque se você aumentar seus esforços de marketing, atrairá novos negócios, que exigirão os mesmos recursos internos que estão sendo consumidos pelos clientes de baixo rendimento.
3. Ofereça mais ajuda aos seus clientes
Faça uma lista dos desafios que seus clientes podem enfrentar durante a crise. Faça um brainstorming com sua equipe sobre como você, seus parceiros ou seus fornecedores podem ajudar os clientes a enfrentar melhor o momento turbulento. Entre em contato com seus clientes, pergunte a eles sobre seus desafios e ofereça ajuda.
Se houver algo que você possa fazer sem aumentar muito seus custos, ofereça-o gratuitamente. Cobre por qualquer coisa que exija esforço substancial, mas ofereça a entrega a um preço favorável ou com boas condições de pagamento.
4. Melhore os processos operacionais e ofereça uma melhor experiência ao cliente
Você tem mais tempo livre agora. Use-o para melhorar seus processos internos e a qualidade de suas entregas, e criar um sistema para oferecer o melhor atendimento ao cliente da categoria. Se você quiser sair à frente depois deste momento complicado, precisará oferecer a melhor qualidade e atendimento ao cliente de uma maneira mais eficiente do que seus concorrentes. Isso reduzirá drasticamente a rotatividade e aumentará sua capacidade de atender mais.
Não sabe por onde começar? Ligue para seus clientes e peça que classifiquem seus produtos, serviços e atendimento ao cliente em uma escala de 1 a 10. Para cada resposta abaixo de 10, pergunte o que seria um 10. Colete respostas suficientes e depois se reúna com sua equipe para criar uma lista de coisas e projetos para melhorar. Isso garantirá que você possa ter sucesso na próxima etapa crítica.
5. Mande embora seus piores funcionários, garantindo ao restante da sua equipe que você está comprometido com o bem-estar deles
Provavelmente, você mantinha alguns funcionários por precisar de toda a ajuda possível. No entanto, essas pessoas são de baixo desempenho: não convivem bem com os outros e têm muitos outros problemas. Agora é a hora de deixá-los trabalhar para a competição (é claro que você deveria ter feito isso há muito tempo, mas eu não julgo, já passei por essa situação).
Demita-os agora. Sua equipe e seus clientes ficarão melhores sem essas pessoas.
Depois, diga ao resto do time por que você fez isso e que você ama o resto da equipe e fará qualquer coisa, incluindo entrar no vermelho este ano, para mantê-los. Você precisa cumprir esta promessa: o futuro do seu negócio depende da confiança que sua equipe tem em você.
Pesquise em nosso Site
Posts recentes
- Escala 6×1: Proposta Sobre Redução De Jornada Alcança Assinaturas E Será Protocolada
- PIX e MEI Na Mira da Receita Federal: Como Proteger Seu negócio das Fiscalizações
- Veja Quando E Por Quanto Tempo Mães Podem Ter O Salário-Maternidade Prorrogado
- Receita Federal Tem Novo Aliado Na Fiscalização Tributária
- O Novo “Esquema” Das Farmácias: É Isso Que Fazem Quando Você Da O Seu CPF Em Troca De Desconto
Arquivos
- novembro 2024
- outubro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- janeiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- março 2023
- fevereiro 2023
- janeiro 2023
- dezembro 2022
- novembro 2022
- outubro 2022
- setembro 2022
- agosto 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- fevereiro 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- março 2021
- fevereiro 2021
- janeiro 2021
- dezembro 2020
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020