HomeSem categoriaCrise nas empresas: Como montar uma estratégia para contornar a crise?

Crise nas empresas: Como montar uma estratégia para contornar a crise?

Por Silvestri Contabilidade em 27/03/2020

0

Os primeiros sinais das medidas de restrições e isolamento social já estão começando a ser sentidas pelos negócios em geral. Faturamento está caindo e funcionários já estão sendo demitidos, e o seu negócio, como vai ficar?

Naturalmente, a inadimplência do seu negócio vai crescer por conta de um efeito em cascata que vai ocorrer no mercado. Veja na imagem abaixo esse efeito cascata:

Dito isto, no meio da cadeia está o seu negócio e uma hora será atingindo, com maior ou menor potência. Você precisa criar uma estratégia de resposta a essa crise e ter muito bem mapeado os cenários possíveis e ações a serem tomadas.

Medidas para contornar a crise no seu negócio.

Análise SWOT

Uma ferramenta poderosa para análise de cenários e planejamento estratégico é a SWOT.

SWOT é uma sigla para as palavras em inglês (S) Forças, (W) Fraquezas, (O) Oportunidades e (T) Ameaças.

Forças: Aqui você vai listar as características positivas do seu negócio. Exemplo: Profissionais qualificados, localização ou excelência no atendimento ao cliente.

Fraquezas: Aqui você vai listar as características negativas do seu negócio. Exemplo: Controle e processos não mapeados, alto índice de inadimplência ou a ineficiência na captação de novos clientes.

Oportunidades: Nesse quadrante você vai listar características positivas do seu setor. Exemplo: Nova indústria na região, maior fiscalização ou crescimento da economia local.

Ameaças: Nesse quadrante você vai listar características negativas do seu setor. Exemplo; Complexidade regulatória, mudanças na legislação trabalhista ou fechamento de empresas.

Depois de realizada essa análise, para cada combinação entre dois quadrados, deve ser feito um plano de ação. Por exemplo:

Fraqueza: ERP não integrado com o seu negócio.
Ameaça = Aumento do rigor das leis tributárias e obrigações acessórias.

Neste caso precisa ser formulada uma ação estratégica de sobrevivência para mitigar a sua fraqueza com uma ameaça que se combinam.

Ações práticas para combater a crise no seu negócio

  • Para qualquer cliente que inadimplir, no dia seguinte preparar uma oferta de desconto atrativa e por determinado prazo;
  • Preparar uma lista de fornecedores não essenciais e negociar a suspensão dos serviços por tempo determinado;
  • Para os fornecedores essenciais, tentar negociar um desconto por tempo determinado;
  • Usar o banco de horas positivo ou férias a dar para funcionários que não consegue fazer home office;
  • Negociar com os funcionários o não pagamento de alguns benefícios (VT, VR). Todos precisam saber que concessões serão feitas de todos os lados;
  • Dentro de uma estratégia de sobrevivência, é preciso avaliar os passivos em que você pode inadimplir por ordem de exigibilidade ou de custo de dívida; Programas e aplicativos para serem utilizados no home office;
  • Muitas atividade, podem ser desenvolvidas boa parte do nosso trabalho em regime home office. Reuniões, atividades em colaboração, controles de timesheet etc.

Veja uma lista de aplicativos e programas que estão sendo oferecidos de graça ou que sempre foram:

  • Zoom: Programa voltado para reuniões, de graça, que permite uma conferência de até 100 pessoas por 40 minutos no modelo free.
  • Slack: Esse programa substituí o What’s app e tem uma pegada mais corporativa. Essencial para dividir os assuntos e ter conversas bem documentadas.
  • Trello: Você que é gestor e não quer perder a produtividade do time, esse aplicativo pode ser uma boa opção. É um dos sistemas mais indicados para produtividade, porque é de fácil manuseio e tem um bom apelo visual. 
  • Dropbox: Compartilhamento de arquivo em nuvem. Alguns escritórios usam um servidor físico para compartilhamentos e parte desses arquivos podem ser colocados nessa tecnologia.
  • AnyDesk: Software de conexão remota com outros computadores. Caso precise se conectar com outro computador de alguém do time para fazer junto ou tirar dúvida.

Conclusão

A sensação que eu tenho que, apesar de feridos, vamos sobreviver a esse momento único. Algumas boas lições já podem ser tiradas dessa situação, a adaptação forçada ao tele trabalho e a evolução tecnológica da maioria dos negócios, inclusive por meio no e-commerce.

Ver mais sobre: Sem categoria

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments