Crise nas empresas: Como montar uma estratégia para contornar a crise?
Por Silvestri Contabilidade em 27/03/2020
Os primeiros sinais das medidas de restrições e isolamento social já estão começando a ser sentidas pelos negócios em geral. Faturamento está caindo e funcionários já estão sendo demitidos, e o seu negócio, como vai ficar?
Naturalmente, a inadimplência do seu negócio vai crescer por conta de um efeito em cascata que vai ocorrer no mercado. Veja na imagem abaixo esse efeito cascata:
Dito isto, no meio da cadeia está o seu negócio e uma hora será atingindo, com maior ou menor potência. Você precisa criar uma estratégia de resposta a essa crise e ter muito bem mapeado os cenários possíveis e ações a serem tomadas.
Medidas para contornar a crise no seu negócio.
Análise SWOT
Uma ferramenta poderosa para análise de cenários e planejamento estratégico é a SWOT.
SWOT é uma sigla para as palavras em inglês (S) Forças, (W) Fraquezas, (O) Oportunidades e (T) Ameaças.
Forças: Aqui você vai listar as características positivas do seu negócio. Exemplo: Profissionais qualificados, localização ou excelência no atendimento ao cliente.
Fraquezas: Aqui você vai listar as características negativas do seu negócio. Exemplo: Controle e processos não mapeados, alto índice de inadimplência ou a ineficiência na captação de novos clientes.
Oportunidades: Nesse quadrante você vai listar características positivas do seu setor. Exemplo: Nova indústria na região, maior fiscalização ou crescimento da economia local.
Ameaças: Nesse quadrante você vai listar características negativas do seu setor. Exemplo; Complexidade regulatória, mudanças na legislação trabalhista ou fechamento de empresas.
Depois de realizada essa análise, para cada combinação entre dois quadrados, deve ser feito um plano de ação. Por exemplo:
Fraqueza:
ERP não integrado com o seu negócio.
Ameaça = Aumento do rigor das leis tributárias e obrigações acessórias.
Neste caso precisa ser formulada uma ação estratégica de sobrevivência para mitigar a sua fraqueza com uma ameaça que se combinam.
Ações práticas para combater a crise no seu negócio
- Para qualquer cliente que inadimplir, no dia seguinte preparar uma oferta de desconto atrativa e por determinado prazo;
- Preparar uma lista de fornecedores não essenciais e negociar a suspensão dos serviços por tempo determinado;
- Para os fornecedores essenciais, tentar negociar um desconto por tempo determinado;
- Usar o banco de horas positivo ou férias a dar para funcionários que não consegue fazer home office;
- Negociar com os funcionários o não pagamento de alguns benefícios (VT, VR). Todos precisam saber que concessões serão feitas de todos os lados;
- Dentro de uma estratégia de sobrevivência, é preciso avaliar os passivos em que você pode inadimplir por ordem de exigibilidade ou de custo de dívida; Programas e aplicativos para serem utilizados no home office;
- Muitas atividade, podem ser desenvolvidas boa parte do nosso trabalho em regime home office. Reuniões, atividades em colaboração, controles de timesheet etc.
Veja uma lista de aplicativos e programas que estão sendo oferecidos de graça ou que sempre foram:
- Zoom: Programa voltado para reuniões, de graça, que permite uma conferência de até 100 pessoas por 40 minutos no modelo free.
- Slack: Esse programa substituí o What’s app e tem uma pegada mais corporativa. Essencial para dividir os assuntos e ter conversas bem documentadas.
- Trello: Você que é gestor e não quer perder a produtividade do time, esse aplicativo pode ser uma boa opção. É um dos sistemas mais indicados para produtividade, porque é de fácil manuseio e tem um bom apelo visual.
- Dropbox: Compartilhamento de arquivo em nuvem. Alguns escritórios usam um servidor físico para compartilhamentos e parte desses arquivos podem ser colocados nessa tecnologia.
- AnyDesk: Software de conexão remota com outros computadores. Caso precise se conectar com outro computador de alguém do time para fazer junto ou tirar dúvida.
Conclusão
A sensação que eu tenho que, apesar de feridos, vamos sobreviver a esse momento único. Algumas boas lições já podem ser tiradas dessa situação, a adaptação forçada ao tele trabalho e a evolução tecnológica da maioria dos negócios, inclusive por meio no e-commerce.
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